segunda-feira, 19 de agosto de 2013

São José dos Campos

São José dos Campos – Capital do Vale do Paraíba.

São José dos Campos é um dos pólos mais importantes do Brasil, no desenvolvimento tecnológico, produção industrial e prestação de serviço. Localizada às margens da Via Dutra, ocupa uma localização privilegiada entre as duas maiores capitais do país, no eixo Rio/São Paulo, está próximo do Litoral Norte de São Paulo e da Serra da Mantiqueira. Com uma população de quase 700 mil habitantes, tem um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a R$ 22 bilhões, o sexto entre as maiores cidades do Estado e o 18º do País, com um PIB per capta de R$ 35.000,00.

O Município abriga grandes indústrias dos setores, aeroespacial, telecomunicação, automotivo. Sede de alguns dos mais importantes Institutos de Pesquisa Científica do País, como o INPE. ITA, DCTA, IEAv e IFI. A quinta maior exportadora do país, ocupa a oitava posição no Estado e a 27ª no país entre os melhores municípios para se trabalhar, conforme pesquisa da VOCÊ S/A.

O parque industrial de São José dos Campos tem 1.450 indústrias e emprega aproximadamente 40 mil pessoas. Entre as empresas locais, destaca-se a Embraer, uma das maiores exportadores do Brasil e a terceira fabricante de aviões comerciais do mundo.

São José dos Campos é um dos maiores centros de referência em ciência e tecnologia da América Latina e pólo de formação de recursos humanos de alto nível em áreas avançadas, como as de aeronáutica, espaço, meteorologia, materiais compostos e telecomunicação.

Quem vive em São José dos Campos esta à 85km da praia (Litoral Norte) e também da montanha (Campos do Jordão), e a 96km da Capital, que é a alternativa de eventos culturais, artísticos, empresariais e de qualificação.
Avançado pólo tecnológico e industrial, São José dos Campos preserva algumas características interioranas, com áreas verdes e bairros tranqüilos, que garantem a qualidade de vida e o lazer da população.
Em São José dos Campos 63% do território é formado por áreas de proteção ambiental. A cidade oferece todas as facilidades de um centro regional de turismo, de negócios e compras, sendo o distrito de São Francisco Xavier um destes destaques.

A cidade é o grande centro de compras regional, que atende a população do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, que representam um mercado de mais de 2,4 milhões de consumidores. São 5 shopping centers, grandes atacadistas e diversos hipermercados. Conhecida como a capital do Vale, São José dos Campos oferece todas as facilidades de um centro regional de turismo, de negócios, eventos, compras, lazer e aventura.

FICHA TÉCNICA DA CIDADE
ÁREA TOTAL:                                                  1.099,6 Km²
ÁREA URBANA:                                                361,95 Km²
ÁREA RURAL:                                                  734,39 Km²
MARCO ZERO:                              IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ
LATITUDE:                                                       23º10’47” – SUL
LONGITUDE:                                                   45º53’14” – OESTE
CLIMA:     MESOTÉRMICO ÚMIDO COM ESTAÇÃO SECA INVERNO
ALTITUDE:                                     MÉDIA DE 600 METROS
POPULAÇÃO:                              + OU – 700 MIL HABITANTES



VISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SOBRE A ORLA DO BANHADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário